Nós não poderíamos deixar de falar sobre o mês da Bíblia.
"Toda Bíblia é comunicação de um Deus de amor, de um Deus irmão é feliz quem crê na revelação quem tem Deus no coração..." durante este mês se você ainda não cantou esta música na sua paróquia, fique tranquilo você vai cantar.
Este mês quer nos ajudar a aprofundar o amor pela Sagrada Escritura e situar a centralidade da Palavra de Deus em nossas vidas, seja pela reflexão e estudo, seja pelas celebrações.
A Comissão Episcopal Pastoral Bíblico-Catequética da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil definiu que será estudado neste ano de 2012 o Evangelho de São Marcos. O tema é: Discípulos Missionários a partir do Evangelho de São Marcos. O lema é: "Coragem, levanta-te! Ele te chama!" (Mc 10,4)
Em 2013 será estudado o Evangelho de Lucas, em 2014 o de Mateus e 2015 o de João.
Curiosidade: Você sabe como surgiu o mês da Bíblia?
O mês da Bíblia surgiu principalmente devido à comemoração do dia de São Jerônimo, celebrado dia 30 deste mês. Ele foi encarregado pelo Papa Damaso de preparar a Bíblia em latim, recendo traduções anteriores ou fazendo novas. Lembremos que São Jerônimo viveu entre 340 a 420, portanto na segunda metade do século IV e início do século V. O Papa Damaso morreu em 385 e São Jerônimo iniciou uma série de viagens ao Oriente, passando grande parte em Belém, entregue totalmente à tradução e comentário da Sagrada Escritura. Além de sua vida austera, coerente e santa é tido como um dos melhores Padres da Igreja e é colocado como "Patrono dos Biblistas". É por isso que o quarto domingos deste mês é o domingo da Bíblia. Normalmente seria o domingo mais próximo da festa de São Jerônimo. É quando, ao comemorarmos o Dia da Bíblia, fazemos o nosso exame de consciência e os propósitos com relação não só a leitura, mas, principalmente, em colocarmos em prática a Palavra do Senhor, guiadas pelo Espírito de Deus. (Trecho retirado do site portalcatolico.org.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário