quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O poder da obediência


Hoje pela manhã, quando acordei para fazer a meditação, a leitura falava sobre o poder da obediência. O Evangelho fala sobre a pesca milagrosa; Jesus sobe na barca de Simão e depois de falar a multidão pediu para que fossem para mar adentro. Simão era um pescador com experiência, ele e os outros haviam tentado pescar a noite inteira e nada tinham conseguido. Com certeza estavam cansados, sentindo-se frustrados e também até já haviam lavado as redes e organizado tudo. Mas Jesus diz: guia mar adentro e lançai as vossas redes para a pesca.  Simão Pedro responde: Mestre,  estivemos trabalhando durante toda a noite e nada pescamos, mas sob a tua palavra, lançarei as redes. O motivo pelo qual Pedro lançou as redes novamente foi Jesus. Foi por causa dele, que ele o fez.

Você consegue imaginar como deve ter sido o olhar de Jesus? Jesus olha e fala pra Simão ir mar adentro, só que mais do que o mar, Jesus queria adentrar o coração de Pedro. Pede para lançar as redes, mas mais do que pescar peixes, quer pescar o coração daquele homem.

Muitas vezes na nossa ação apostólica quando não vemos resultados, facilmente nos fatigamos e vemos nossos esforços como um grande fracasso e tudo o que queremos é abandonar a nossa tarefa, a nossa missão. Mas pare e ouça esta mesma voz que te convida novamente a lançar as redes, a recomeçar, tornar a tentar... em meu Nome. No nome daquele que está acima de todo nome.

Pedro obediente, e por causa de Jesus lançou as redes e o milagre aconteceu. Pescaram uma enorme quantidade de peixes.

“Esta passagem do Evangelho está cheia de ensinamentos; durante toda a noite, na ausência de Cristo, o trabalho havia sido estéril. O mesmo acontece na vida dos cristãos, quando querem empreender tarefas apostólicas sem contar com o Senhor, em plena escuridão, deixando-se levar unicamente pela sua experiência o por esforços demasiado humanos.” Ou seja, sem Jesus, sem esta reta intenção de que tudo o que fazemos é para a glória de Deus e não nossa, torna o trabalho infecundo. É preciso ter humildade, obediência e confiança no Senhor. Permanecer com Cristo é ter a certeza de redes cheias.

Hoje a minha oração é esta: Senhor, ajuda-me a ter os olhos sempre postos em Ti. Que eu saiba sempre escutar a Tua voz e lançar as redes mesmo quando tudo for contrário. Que eu não desista diante das dificuldades que surgirem, quando o mar estiver bravo ou parecendo infértil. Que eu traga no coração a certeza do Teu amor misericordioso, e que eu saiba recomeçar se por acaso Senhor, eu vacilar. Amém!
Busque sem cessar a santidade! Lance as redes!
Deus o abençoe!
Falar com Deus IV
Francisco Fernández Carvajal

Nenhum comentário:

Postar um comentário