sábado, 23 de fevereiro de 2013

Espírito de firmeza


“Ó meu Deus, criai em mim um coração puro e renovai-me o espírito de firmeza!”


            Este é um clamor que deve ser constante nos nossos lábios. Quantas vezes na nossa vida, nos deparamos com situações que nos entristecem, nos aborrecem, nos jogam para o chão e nos deixa com um espírito fraco. Quantas vezes sentimos vontade desistir de tudo, e pensamos que tudo que estamos fazendo não está dando resultado e aí começamos a sentir Deus muito longe.
            Em primeiro lugar devemos ter em mente que o inimigo de Deus não descansa um só minuto na sua tarefa de nos levar contra Ele, por isso mesmo jamais devemos deixar de ser uma alma orante. Se o inimigo não descansa, eu também não devo “descansar” na minha oração. É preciso de verdade ter um espírito forte e decidido. Se me sinto fraco, busco ajuda, faço uma mortificação, exponho tudo isto ao meu diretor espiritual. Se não tenho, procuro um. O que não posso é deixar que isto me domine e me arraste pra um caminho contrário. Devo recordar constantemente, pois se sei que às vezes nos esquecemos, que somos filhos de Deus. O que o demônio mais quer é isto, que nos esqueçamos disto.
            Depois, se nos sentimos tristes devemos pensar que não estamos suficientemente perto de Deus. Podemos nos sentir tristes sim, com alguma situação, algo que aconteceu, porém momentaneamente. Permanecer assim é um perigo grande, leva a alma ao desânimo e quantas coisas ruins nascem daí.
            Procuremos estar sempre vigilantes e fazer esta pergunta: Será que o dia de hoje foi bom? Fiz coisas por Deus ou pela minha vanglória? Pois “quem procura Deus querendo continuar com seus gostos, procura-o de noite e, de noite não o encontrará.”
          O tempo da Quaresma que estamos vivendo agora, é um tempo de mudança e de esperança. Tenho deixado verdadeiramente Deus agir, mudar o meu coração ou ainda continuo agarrado a algumas coisas? Tenho vivido com espírito de firmeza ou tenho andado a titubear de um lado para outro. Ora estou bem, ora mal, ora animado, ora desanimado. Se tem sido assim, não se desanime, tem paciência com todos, mas principalmente com você mesmo. Recomece sempre!
            Se hoje você acordou, estar vivo, é mais uma oportunidade que Deus te dá para melhorar, recomeçar, aprender, ensinar, fazer diferente... Jamais pense ter feito muito. Só Deus fez muito por nós, aliás, fez tudo!
           Deus o abençoe!

     

Um comentário: