A palavra “vocação” refere-se sempre ao ato de chamar, de escolha e de disposição para algo ou para alguma missão. Pelo batismo somos chamados a uma vida cristã como filhos e filhas de Deus. Para compreendermos o seu profundo significado, precisamos saber a distinção entre vocação fundamental e vocação específica.
Vocação fundamental: é o chamado de cada pessoa, à vida, a ser filho de Deus, a ser cristão, a ser igreja. É um chamado a desenvolvermos plenamente todas as nossas potencialidades. Pelo batismo, todos nós fomos chamados a viver a santidade.
Vocação específica: é a maneira própria como cada pessoa realiza a sua vocação fundamental, como leigo, sacerdote ou religioso.
Agora neste mês de agosto celebramos em todo o Brasil o mês vocacional, e em cada domingo pedimos por uma vocação específica.
No 1º domingo rezamos pelos ministros ordenados, os sacerdotes de nossa Igreja; no 2º domingo, que é dia dos pais, rezamos pelas famílias e inicia-se a Semana Nacional da Família; no 3º domingo, celebrando a Assunção de Nossa Senhora, rezamos pela vida consagrada e no 4º domingo por todos os leigos e leigas, aos chamados aos ministérios e serviços na Comunidade e Sociedade.