Nem sempre conseguimos andar nos caminhos do Senhor, por isso ele nos deixou dez mandamentos, para assim sabermos se estamos seguindo a Sua vontade. Os mandamentos são força libertadora, ao invés de ser algo que aprisona. Os 3 primeiros se referem aos deveres do homem para com Deus, os outros sete se referem ao amor ao próximo.
1º - Amar a Deus sobre todas as coisas - O primeiro mandamento nos convida a crer em Deus, a saber esperar nele e amá-lo acima de tudo.
2º - Não tomar seu santo nome em vão - O segundo mandamento nos ensina a importância de se respeitar o nome de Deus. O nome do Senhor é santo e não se deve fazer uso impróprio.
3º - Guardar domingos e dias Santos - O terceiro nos pede para guardar o dia do Senhor, participando da Missa e evitando atividades e negócios que nos impeçam de prestar culto a Deus.
4º - Honrar Pai e Mãe - Nos lembra o respeito que temos que ter com os nossos pais. Devemos amá-los, respeitá-los e obedecê-los.
5º - Não matar - A vida nos foi dada por Deus, desde o momento da concepção e só ele pode tirar.
6º - Não pecar contra a castidade - A castidade significa a integração da sexualidade na pessoa. Incluí a aprendizagem do domínio pessoal.
7º - Não furtar - Nos proíbe o roubo, a usurpação de um bem de outra pessoa.
8º - Não levantar falso testemunho - Este mandamento nos proíbe falsear a verdade em relação com os outros. E toda falta cometida contra a verdade exige reparação.
9º - Não desejar a mulher do próximo - Nos adverte contra a cobiça ou concupiscência carnal.
10º - Não cobiçar as coisas alheia - Nos proíbe a ambição desregrada, nascida de paixões imoderadas de riqueza e de seu poder.