sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Os Dez Mandamentos da Lei de Deus

Nem sempre conseguimos andar nos caminhos do Senhor, por isso ele nos deixou  dez mandamentos, para assim sabermos se estamos seguindo a Sua vontade. Os mandamentos são força libertadora, ao invés de ser algo que aprisona. Os 3 primeiros se referem aos deveres do homem para com Deus, os outros sete se referem ao amor ao próximo.

Os dez mandamentos são:

1º - Amar a Deus sobre todas as coisasO primeiro mandamento nos convida a crer em Deus, a saber esperar nele e amá-lo acima de tudo.

2º - Não tomar seu santo nome em vãoO segundo mandamento nos ensina a importância de se respeitar o nome de Deus. O nome do Senhor é santo e não se deve fazer uso impróprio.

3º - Guardar domingos e dias SantosO terceiro nos pede para guardar o dia do Senhor, participando da Missa e evitando atividades e negócios que nos impeçam de prestar culto a Deus.

4º - Honrar Pai e Mãe Nos lembra o respeito que temos que ter com os nossos pais. Devemos amá-los, respeitá-los e obedecê-los.

5º - Não matarA vida nos foi dada por Deus, desde o momento da concepção e só ele pode tirar.

6º - Não pecar contra a castidade A castidade significa a integração da sexualidade na pessoa. Incluí a aprendizagem do domínio pessoal.

7º - Não furtarNos proíbe o roubo, a usurpação de um bem de outra pessoa. 

8º - Não levantar falso testemunhoEste mandamento nos proíbe falsear a verdade em relação com os outros. E toda falta cometida contra a verdade exige reparação.

9º - Não desejar a mulher do próximoNos adverte contra a cobiça ou concupiscência carnal.

10º - Não cobiçar as coisas alheiaNos proíbe a ambição desregrada, nascida de paixões imoderadas de riqueza e de seu poder.